BENEFÍCIOS FISIOLÓGICOS DAS ÃSANAS (POSTURAS DE YOGA)
- Viver Espaço Ser
- 8 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
As ãsanas (posturas de Yoga) atuam sobre todos os aspetos físicos humanos. Elas não só equilibram as secreções glandulares como também relaxam e tonificam os músculos e o sistema nervoso, estimulam a circulação, alongam ligamentos e tendões enrijecidos, flexionam as articulações, massageiam os órgãos internos, acalmam e concentram a mente. Durante seus movimentos suaves, o corpo permanece em estado de relaxamento eficaz, e a respiração profunda, que normalmente acompanha essas posturas, faz com que uma grande quantidade de oxigênio seja levada à corrente sanguínea. Durante as ãsanas, acumula-se energia ao invés de se gasta-la.
À medida que o corpo se adapta a esses exercícios de relaxamento e flexibilidade, as atividades físicas se tornam um prolongamento das ãsanas, sendo realizadas calmamente, num fluxo de movimentos suaves, com respiração profunda, para assegurar abundante oxigênio ao corpo, e com a mente calma, controlada e sempre alerta, para superar as tensões circunstanciais.
No verdadeiro significado da palavra ãsana – “postura mantida confortavelmente” – está a chave da diferença entre exercícios iogues e os outros exercícios físicos. Os exercícios calistênicos e a ginastica convencional tendem a desenvolver os músculos; enfatizar os movimentos rápidos e promover alongamentos e contrações musculares fortes e sucessivas. Esses exercícios são feitos de forma repetitiva, aumentando o grau de dificuldade e, muitas vezes, estimulando a competição. A excitação da competitividade estimula a secreção da adrenalina, tornando o corpo mais tenso ainda. Embora essas atividades extenuantes aumentem a massa e a força muscular e melhora a circulação, eles desprezam por completo o sistema endócrino, que é essencial para a tranquilidade mental e a saúde física. Os dois tipos de exercícios são necessários para que tenhamos um corpo (e mente) equilibrado, devendo ambos ser praticados diariamente.
Trecho do livro: Yoga para a Saúde Integral – Avadhútika Ánandamitra Ácarya

Comments