AS GLÂNDULAS E AS EMOÇÕES
- Viver Espaço Ser
- 8 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
“Todos nós expressamos nossas emoções fazendo referencia ao corpo. Quando estamos tristes, dizemos: ‘Estou com um nó na garganta!’... Quando sentimos medo: ‘Sinto um frio na barriga!’... Com raiva: “Meu sangue está fervendo!’... Desapontados: ‘Meu coração está partido!”
Dr. Harold Streitfield.
Essa interdependência sutil entre a mente e o corpo é intermediada pelas glândulas endócrinas, que regem a sinfonia complexa do corpo, lançando a química hormonal na corrente sanguínea. Esses hormônios tem um intenso efeito, não só nas principais funções do corpo – como o crescimento, a digestão, a queima de energia, a temperatura do corpo, a sexualidade etc. – como também a mente.
Numa experiência realizada na Suécia, primeiramente analisou-se a quantidade de hormônios existentes na urina de uma equipe de voluntários, antes de eles assistirem a um filme. Esse filme narrava a história de uma viagem transcorrida em clima ameno e, por isso, ele despertou pouca emoção na plateia. As amostras de urina coletadas após a sessão do filme não demonstraram alteração significativa no seu teor químico. No dia seguinte, eles assistiram a um filme de terror; depois a uma comédia e mais tarde a um drama de guerra. As amostras coletadas depois de cada um desses filmes revelaram alterações significativas na quantidade de hormônios liberados pela plateia. As intensas emoções despertadas por esses filmes – medo, prazer, dor – foram acompanhadas de alterações glandulares significativas.
A produção de hormônios tem, de fato, um profundo efeito no estado de espirito, no temperamento e na eficiência mental. As situações de hiper ou hipossecreção (acima ou abaixo do normal) das glândulas podem causar distúrbios emocionais e mentais que abalam a saúde e a paz de espirito. A hipersecreção da tiroxina, pela tireoide, por exemplo, torna a pessoa nervosa e irritadiça. As mulheres demonstram acentuado otimismo e maior autoconfiança no período de ovulação, quando o estrogênio e a progesterona alcança elevado índice de produção; mas se tornam extremamente ansiosas ou hostis quando o nível desses hormônios cai, durante os períodos pré-menstrual e menstrual. Uma pesquisa revelou que aproximadamente metade das internações psiquiátricas de mulheres e dos crimes cometidos por mulheres, bem como cerca de 57% das tentativas de suicídios femininos, ocorrem nesse período de baixa produção hormonal. Os homens também estão suscetíveis a essa instabilidade emocional, determinada por ciclos similares ao ciclo mensal das mulheres.
Desse modo, existe uma interação dinâmica entre as emoções, os hormônios e as doenças – entre o corpo e a mente.
Trecho do livro: Yoga para a saúde integral
As praticas de yoga, cujo significado é união, quando realizadas de forma correta, equilibra as glândulas, trazendo benefícios físicos e mentais.

Kommentare